Notícias

Várias empresas portuguesas afetadas por ataque informático à escala global

  • 2017-05-12

A situação da multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica, que foi obrigada a desligar os computadores da sua sede central em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos, foi a primeira a ser noticiada. Após isso somaram-se vários registos de empresas afetadas. Em Portugal fala-se de multinacionais como a PT, Vodafone, EDP, KPMG e NOS.



O primeiro relato do ataque surgiu em Espanha, com a imprensa a noticiar que um vírus desconhecido provocou a paragem dos computadores afetados, ficando o monitor azul e tendo aparecido nalguns equipamentos uma mensagem a pedir o pagamento de uma quantia em 'bitcoins', uma moeda virtual desenvolvida fora do controlo de qualquer Governo.

Apesar de não existirem informações oficiais, através da rede social Twitter, Chema Alonso, partilhou um documento em que explica como funciona o ataque de ransomware – 'hack' no qual se dá uma apropriação dos ficheiros do computador e é exigido um resgate ao utilizador -, em causa.

O espanhol diz que o ataque global está a ser causado por uma versão do vírus "WannaCry"  que está a afetar os computadores com o sistema operativo Windows, infetado não só aquele hardware, mas propagando-se pelos vários computadores ligados à rede.

O alegado ataque informático não atingiu os sistemas que controlam os serviços de internet, telefone fixo ou telemóveis da Telefónica dos mais de 15 milhões de clientes em Espanha, asseguram fontes da empresa.

O Governo espanhol confirmou que são várias as empresas do país alvo de um ataque informático.

Empresas portuguesas também alvo de ataque informático

Vários serviços da Portugal Telecom também foram afetados e são vários os registos de trabalhadores de que estão a receber alertas para um software malicioso.

De acordo com relatos divulgados pela imprensa, o vírus está a tentar aceder aos computadores de forma a encriptar os ficheiros para que depois seja feita uma chantagem, com os 'hackers' a exigirem um resgate em bitcoins (moedas virtuais que permitem efetuar transações anónimas online) para devolver a informação recolhida.

"Foi detetado um ataque informático a nível internacional, com impacto em vários países, nomeadamente Portugal, afetando diferentes empresas. Por questões de segurança, faça power-off ao seu PC Windows e desligue-o da rede. Aguarde novas orientações", lê-se na mensagem dirigida aos trabalhadores da PT, e que tem sido difundida pela imprensa.

Oficialmente, a PT reconheceu o "ataque informático a nível internacional", informando que "todas as equipas técnicas estão a assumir as diligências necessárias para resolver a situação, tendo sido ativados todos os planos de segurança desenhados para o efeito, em colaboração com as autoridades competentes".

Para mais informa a empresa de telecomunicações que "a rede e os serviços de comunicações fixo, móvel, internet e tv prestados pelo MEO não foram afetados".

Ao que se sabe, o software malicioso está a afetar apenas os utilizadores com sistema operativo da Microsoft. Segundo a TVI24, aos trabalhadores da PT foi pedido que desligassem os computadores e os desconectassem da rede.

A Portugal Telecom alertou também os seus clientes de que há um vírus perigoso a circular na Internet, pedindo aos utilizadores que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico.

 

Fonte: http://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/empresa-espanhola-telefonica-sofre-ataque-de-cibernautas

 

Voltar